OOBr lança dois novos produtos relacionados à saúde materna

29/08/2023

Notícia

No dia 02 de agosto de 2023, o OOBr anunciou, em um encontro organizado pelo Portal de Boas Práticas da IFF/Fiocruz, o lançamento de dois novos produtos: o Painel de Vigilância da Saúde Materna e a História de Aparecida. Ambos os produtos são frutos de uma grande colaboração com a equipe liderada por Rosa Domingues, docente do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz, e Marcos Dias, docente do Programa de Pós-graduação em Saúde da Mulher do IFF/Fiocruz, a qual, assim como o OOBr, fez parte dos projetos financiados pela Fundação Bill e Melinda Gates.

A ideia por trás dessa parceria veio da professora Rosa Domingues, que procurou a coordenadora do OOBr Agatha Rodrigues quando soube que o Observatório já trabalhava em um painel voltado a indicadores obstétricos. A equipe da professora já havia feito a coleta e o tratamento dos dados públicos que seriam implementados em um painel de visualização futuro, além de já possuir um esboço do que viria a se tornar a História de Aparecida. Assim, após uma reunião inicial, ficou decidido que a equipe do OOBr trabalharia na construção de tal painel de visualização, e que a História de Aparecida, quando pronta, ficaria publicada em uma seção especial dentro do site do Observatório.  Participaram da construção do painel os alunos Elias Ribeiro Rosa Junior, Mariana Costa Freitas e Rafael Sant’Ana Herzog, sempre orientados ao longo dos mais de oito meses de trabalho pelas professoras Agatha Rodrigues e Rosa Domingues e pelo professor Marcos Dias.

O painel de visualização, que recebeu o nome de Painel de Vigilância da Saúde Materna, é composto por mais de 50 indicadores que expressam a vulnerabilidade das mulheres ao óbito materno, seja por suas condições socioeconômicas ou pela atenção à saúde recebida ao longo da sua vida reprodutiva. Os indicadores estão disponíveis para municípios, estados, regiões de saúde e país e foram calculados a partir de vários sistemas de informação brasileiros (SINASC, SIM, SINAN, SIH, SIAB, ANS e estimativas populacionais). Os indicadores, calculados até o momento para o período de 2012 a 2020, têm fácil visualização e podem ser explorados pelos gestores de saúde para que estes possam identificar áreas prioritárias para investimento em seus municípios ou estados. Além disso, para auxiliar em sua interpretação, todos os indicadores possuem valores de referência, que podem ser metas nacionais ou internacionais, recomendações da Organização Mundial da Saúde, valores observados em países desenvolvidos ou mesmo a média nacional.

Já a História de Aparecida, desenvolvida com o apoio da Odd Studio, é uma história fictícia desenvolvida com o intuito de ilustrar os indicadores existentes no painel em diferentes contextos e em como eles refletem as situações de vulnerabilidade de mulher ao óbito materno. Ela trata da vida de Aparecida, uma mulher preta, que mora num município pequeno, localizado no interior de um estado brasileiro, que precisou frequentar a escola por pouco tempo para ajudar no sustento da família e que engravidou aos 15 anos, pois morava em um local onde não existia equipe de saúde da família e não tinha acesso a métodos de planejamento reprodutivo para se evitar uma gestação. A história trata de vários dos indicadores disponíveis no Painel de Vigilância da Saúde Materna, e busca conscientizar o leitor a respeito dos impactos que esses indicadores têm na vida da mulher brasileira.

Mesmo com toda atenção e cuidado dedicados à construção desses produtos, nós, do OOBr, sabemos da grande importância que tem o feedback das pessoas que utilizam nossos produtos para elevar o nível de tudo aquilo que oferecemos. Assim, para comentários, sugestões e colaborações científicas, entre em contato conosco através do email comunicacao@observatorioobstetricobr.org, ou por meio de nosso Instagram ou Twitter. A transmissão ao vivo do evento de lançamento do Painel de Vigilância da Saúde Materna e da História de Aparecida pode ser vista abaixo, e está disponível no canal do YouTube do Portal de Boas Práticas da IFF/Fiocruz através deste link.