
Artigo Científico
04/06/2024
Notícia
Entre os dias 29 e 31 de maio de 2024, ocorreu, em Piracicaba/SP, a 68ª reunião da RBras, congresso estatístico de caráter anual que visa reunir pesquisadores de todas as áreas para discutir temas de pesquisa em Estatística Aplicada. Com o tema “Ciência de Dados, Estatística e a Pós-Graduação: oportunidades e desafios”, a 68ª edição da RBras, realizada na ESALQ/USP, contou com participação direta de quatro docentes e discentes do curso de Estatística da UFES: o professor Alessandro José Queiroz Sarnaglia e seu orientando Emerson Antonio Rocha Pazeto, e a professora Agatha Sacramento Rodrigues e o aluno Rafael Sant’Ana Herzog – esses dois últimos integrantes do Observatório Obstétrico Brasileiro.
Para os dois alunos, a presença no evento se deu por um motivo mais que especial: participar do concurso de Melhor Trabalho de Iniciação Científica (e Monografias). O concurso foi realizado em duas etapas: na primeira delas, alunos de graduação interessados – que estivessem escritos em programas de iniciação científica ou que tivessem realizado trabalho acadêmico e/ou científico sob supervisão (como Monografias) ao longo do ano anterior – deveriam submeter seus trabalhos à RBras. Depois disso, seriam escolhidos pela comissão julgadora do evento quatro finalistas, os quais realizariam uma apresentação oral do trabalho durante o evento.
Dentre os quatro finalistas, estavam Emerson – que apresentou sua Monografia, orientada pelo professor Alessandro José Queiroz Sarnaglia e intitulada “Identificação de Ineficiências de Licitações Públicas por Meio do Modelo de Mistura de Regressões Binomiais Negativas” – e Rafael, que apresentou, também, sua Monografia, orientada pela professora Luciana Graziela de Godoi e intitulada “Análise da confiabilidade de escalas do tipo Likert”. Após as apresentações, ocorridas no primeiro dia de evento, foram divulgados, mais tarde nesse mesmo dia, os vencedores do concurso. E é com grande prazer que anunciamos que o trabalho de Emerson conquistou o terceiro lugar geral, enquanto o trabalho de Rafael foi selecionado como o grande ganhador do concurso! Por termos acompanhado de perto, sabemos muito bem da dedicação que ambos os alunos apresentaram ao longo de todo o processo de escrita dos trabalhos, e ficamos extremamente felizes em saber que esse esforço foi reconhecido através de uma premiação como essa.
Foto: Rafael (à esquerda) e Emerson (à direita) recebendo suas premiações do concurso.
Não poderíamos deixar de reconhecer e parabenizar, também, o trabalho dos professores Alessandro e Luciana – responsáveis pela orientação dos trabalhos -, que certamente acompanharam todo o processo com muito cuidado e prestaram aos seus orientandos toda a atenção possível para que os trabalhos atingissem os níveis que foram capazes de atingir. Por fim, fica, aqui, nosso convite para que estudantes e professores interessados fiquem atentos à próxima edição da RBras, que ocorrerá, nada mais, nada menos, que em Vitória/ES, onde se concentram a maior parte das atividades do Observatório Obstétrico Brasileiro. Não percam!