
Notícia
01/12/2022
Notícia
Entre os dias 23 e 25 de novembro, à convite da Fundação Bill & Melinda Gates, a coordenadora do Observatório Obstétrico Brasileiro, Agatha Rodrigues, participou de dois eventos globais de relevância na área de saúde na Universidade da Cidade do Cabo, na Cidade do Cabo, África do Sul. O primeiro é o Data Sciences GCs Annual Meeting, organizado pela própria fundação, e o segundo é o The Global Health Network Conference 2022, direcionado a participantes pesquisadores em saúde do mundo todo.
Ocorrido dia 22 de novembro, o Data Sciences GCs Annual Meeting, evento promovido pela Fundação Bill & Melinda Gates, visou reunir os pesquisadores contemplados pelo financiamento da fundação em projetos de inovação tecnológica e científica na saúde materno-infantil.
Neste encontro, foram discutidos, principalmente, sobre problemas atuais de acesso a dados e da prática dos projetos de pesquisa dos participantes, bem como propostas de soluções encontradas para tais problemáticas. Além disso, houve pequenas apresentações, dentre elas, a da epidemiologista da Fiocruz Rosa Domingues, com quem a OOBr tem parceria no desenvolvimento de um painel interativo de indicadores obstétricos e de morbimortalidade materna.
A Global Health Network Conference, organizada pelo Global Health Training Center*, tem como objetivo reunir equipes de pesquisa, organizações e profissionais da saúde e formuladores de políticas públicas para compartilhar e debater sobre a maneira como a pesquisa em saúde pode ser implementada em sistemas de saúde de forma igualitária. E assim, por meio de evidências científicas, combater doenças e mazelas decorrentes do acesso precário aos serviços sanitários nos países subdesenvolvidos.
Como todas as outras edições, a Global Health Network Conference 2022, realizada nos dias 24 e 25 de novembro, contou com diversas plenárias e conversas em que nomes muito importantes da área da saúde ao redor do mundo estiveram presentes. Apenas para citar alguns exemplos, estavam entre eles, a Dra. Vasee Moorthy, conselheira sênior de R&D da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apresentou “OMS e pesquisa orientada por necessidades em populações sub-representadas, uma resolução da Assembleia Mundial da Saúde de 2022”; Shafic Makumbi, gerente de pesquisa do Joint Clinical Research Centre de Uganda, que apresentou “Consentimento voluntário na pesquisa sobre crianças infectadas pelo HIV nos ensaios clínicos de HIV CHAPAS-4 e ODYSSEY”; e Madonna Badom, defensora da juventude do Fundo de População das Nações Unidas da Nigéria, que apresentou “Melhorando as políticas e o acesso a serviços de saúde sexual e direitos reprodutivos (SRHR) aos jovens no estado de Rio Cross (CRS), na Nigéria; Sustentando a defesa baseada em evidências por políticas de SRHR em CRS”.
Neste ano, a Global Health Network Conference 2022 foi ainda mais especial porque foram lançadas oficialmente as Global Health Network Ásia, Global Health Network África e Global Health Network América Latina e Caribe, facilitando o intercâmbio científico e fortalecendo e impulsionando ainda mais a pesquisa em saúde de excelência e mais igualitária entre os continentes.
Confira a Global Health Network Conference 2022 nos vídeos a seguir:
Dia 1
Dia 2:
* O Global Health Training Center tem apoio e a parceria da Fundação Bill & Melinda Gates, da Rede Mundial de Resistência Antimalária e do Consórcio da África Oriental para Pesquisa Clínica.