Alunos do OOBr apresentam TCC

26/01/2024

Notícia

O Observatório Obstétrico Brasileiro anuncia com satisfação que recentemente dois alunos da equipe defenderam seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

No dia 7 de dezembro o aluno Samuel Martins de Medeiros  defendeu sua tese cujo título é “Detecção de Anomalias Espaço-Temporais por meio de Algoritmos de Aprendizado Supervisionado”. Para o desenvolvimento desta monografia o aluno teve orientação do Prof PhD Alexandre Loureiros Rodrigues, professor do departamento de Estatística da Universidade Federal do Espírito Santo. Segue o resumo do trabalho:

Resumo

O avanço tecnológico e a abundância de dados espaço-temporais nos últimos anos proporcionaram novas oportunidades para a detecção e análise de fenômenos complexos. Este estudo apresenta uma abordagem inovadora para identificar clusters emergentes em conjuntos de observações espaço-temporais, utilizando algoritmos de classificação de uma única classe, como One-Class SVM (OSVM) e Isolation Forest (iForest). Além de considerar a localização temporal e espacial, nossa proposta incorpora covariáveis extras na análise, enriquecendo a compreensão dos padrões identificados. A metodologia é validada por meio de estudos simulados, demonstrando sua robustez na detecção de clusters em cenários diversos. Ao aplicar a abordagem a conjuntos de dados reais, especificamente no contexto de crimes em Valência, Espanha, o método revelou sua flexibilidade ao identificar padrões espaço-temporais únicos. A análise exploratória destacou tendências temporais, como o impacto da pandemia de COVID-19 nas ocorrências, e revelou padrões noturnos nas atividades criminosas.

No dia 15 de dezembro foi o aluno Rafael Sant’Ana Herzog que defendeu seu TCC intitulado “Análise de Confiabilidade de escalas do tipo Likert”. O trabalho teve a orientação da  Profa. Dra. Luciana Graziela de Godoi, também pesquisadora do OOBr. Segue o resumo:

Resumo

Questionários construídos com base em escalas do tipo Likert são frequentemente utilizados em estudos científicos, especialmente nas áreas das Ciências Humanas e Sociais. É muito comum, entretanto, que dados coletados por meio desses questionários sejam erroneamente analisados como observações de variáveis quantitativas contínuas, quando eles são, na realidade, observações de variáveis qualitativas ordinais. Nesse contexto, abordamos, neste trabalho, a teoria por trás da confiabilidade de questionários, uma importante caraterística dessas ferramentas, definida como sendo o grau com que as medições realizadas estão isentas de erros aleatórios, e discutimos sobre como essa teoria pode ser adaptada para o cenário em que o questionário é construído a partir de escalas do tipo Likert. Apresentamos a definição matemática de confiabilidade, construída a partir da chamada Teoria Clássica dos Testes (TCT), juntamente com coeficientes que permitem realizar a estimação da confiabilidade de um questionário. Por fim, aplicamos toda a teoria apresentada em um conjunto de dados real, proveniente da aplicação de um questionário que utiliza a escala Likert para avaliar características psicológicas de atletas adultos na Espanha

O OOBr tem muito orgulho desses alunos nota 10!

Segue abaixo o link para os códigos do TCC:

Códigos do TCC do Rafael – GITHUB

Códigos do TCC do Samuel – GITHUB