
Notícia
28/02/2023
Notícia
No dia 10 de fevereiro, a aluna de Estatística da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e integrante do Observatório Obstétrico Brasileiro, Ornella Scardua Ferreira, defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que propôs uma solução estatística para um problema do OOBr.
Na ocasião, ela teve orientação da Profa. Dra. e coordenadora do OOBr Agatha Sacramento Rodrigues e coorientação do Prof. Dr. Patrick Borges (UFES). A banca examinadora foi composta pela Profa. Dra. Rossana Pulcineli Vieira Francisco (FMUSP), também coordenadora do OOBr, e pelo Dr. Vinicius Fernando Calsavara (Cedars-Sinai Medical Center – Los Angeles).
A seguir, leia o resumo deste trabalho, cujo título é “Modelos de regressão quantílica com fração de cura: uma aplicação aos dados de COVID-19 grave na população materna”:
Neste trabalho, abordamos modelos paramétricos de regressão quantílica para dados de sobrevivência com possibilidade de cura em que as distribuições são convenientemente reparametrizadas em termos do q-ésimo quantil ligado a covariáveis por intermédio de uma função logarítmica. Desenvolvemos o modelo de regressão quantílica de mistura padrão com distribuição Gompertz generalizada e, por meio de um estudo de simulação de Monte Carlo, comparamos com o modelo que considera a distribuição Gompertz generalizada em uma versão defeituosa (por isso, modelo defeituoso). Mostramos que os parâmetros do modelo defeituoso não ficam sobrecarregados ao estimar, simultaneamente, a fração de cura e os parâmetros do tempo de vida dos indivíduos que estão sujeitos à falha, pois seus resultados de simulação foram melhores em comparação ao modelo de mistura padrão quando os dados foram gerados pelo modelo defeituoso. Além disso, o modelo defeituoso e de mistura foram aplicados aos dados públicos de gestantes e puérperas de 10 a 55 anos internadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave por COVID-19 que estão disponíveis no portal openDataSUS, do Ministério da Saúde. Portanto, este estudo ainda possibilitou analisar os efeitos de variáveis de caracterização, sintoma e comorbidade na fração de cura e em diferentes quantis dos tempos de sobrevivência dessas mulheres que estavam vivendo a gestação ou puerpério durante a pandemia de COVID-19 no Brasil.
Nos links ao final desta notícia é possível ler e baixar este TCC na íntegra, e no vídeo abaixo você ainda pode assistir a um breve resumo deste trabalho pela voz da própria Ornella, que traz alguns resultados importantes da sua monografia.
Parabéns, Ornella! TCC nota 10!
Link para o TCC (GitHub OOBr) Link para o TCC (GitHub Ornella)