Coordenadora Agatha Rodrigues participa de sessão temática no CBJME-IV, em João Pessoa/PB

06/10/2022

Notícia

Entre os dias 5 a 7 de outubro, aconteceu a quarta edição do Congresso Brasileiro de Jovens Pesquisadores em Matemática Pura, Aplicada e Estatística, o CBJME-IV, evento de relevância nacional que promove o intercâmbio científico entre jovens pesquisadores das áreas. A programação ocorreu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e foi dividida em plenárias, sessões temáticas e sessões pôsteres, cujos assuntos envolveram álgebra, geometria, análise, probabilidade e estatística, processos estocásticos, aprendizado de máquina, entre outros.

Na sessão temática Estatística e Aprendizado de Máquinas, a coordenadora do Observatório Obstétrico Brasileiro, Agatha Rodrigues, apresentou o trabalho A defective cure rate quantile regression model for a maternal population with severe COVID-19, feito em conjunto com os professores Bruno Santos (University of Kent) e Patrick Borges (UFES). Nesse estudo, fatores de risco sobre os tempos de sobrevida específicos de gestantes e puérperas internadas com síndrome respiratória aguda grave confirmada por COVID-19 foram avaliados quando há a possibilidade de cura. Para esse fim, foi utilizado um modelo de regressão quantílica para dados de sobrevivência na presença de sobreviventes de longo prazo com base na distribuição generalizada de Gompertz em uma versão defeituosa, convenientemente reparametrizada em termos do q-ésimo quantil e depois ligada a covariáveis através de uma função de ligação logarítmica.

Além disso, nossa coordenadora não perdeu a grande oportunidade de contar um pouquinho sobre o OOBr, suas façanhas e comprometimento com a saúde materno-infantil no Brasil.